Saneamento Básico: um debate nacional
A população de todos os municípios, da zona urbana ou rural, deve ter condições adequadas de saneamento básico. Mas, no Brasil
- Dos 5.568 municípios, só 2.707 cuidam
dos resíduos sólidos da maneira correta
- 35 milhões de brasileiros não têm água tratada
- O esgoto produzido por 100 milhões não é coletado
- Do esgoto coletado, só 46% são tratados
Estes números variam de tempos em tempos. E os resultados tão discrepantes dependem do empenho das administrações públicas em querer realmente melhorar as condições em que o saneamento básico é feito.
Saber o que é, como funciona, quem faz e como faz saneamento básico em nosso país, é o primeiro passo para a população cobrar esse direito que é previsto na Constituição e regulamentado por várias Leis municipais, estaduais e federais.
"Saneamento básico, o que eu tenho a ver com isso"
Perguntas feitas por pessoas de diferentes segmentos sociais sobre saneamento básico e a prestação desse serviço foram respondidas por um grupo de engenheiros e profissionais que se dedicam em tempo integral a estudar, ensinar e a trabalhar em projetos dessa natureza.
Esse conteúdo está sendo disponibilizado por meio de vídeos que poderão ser acessados no YouTube e redes sociais. E complementados por textos postados no blog Roda D'água e Climinfo.
Tudo para que as pessoas possam formar sua opinião e participar desse debate, cujo tema é essencial para a saúde da população e o desenvolvimento do Brasil.
*Fotos: Nelson Almeida/AFP e Amanda Perobelli/Reuters. Jornal Folha de São Paulo.